quinta-feira, 4 de junho de 2015

Aqua Faba + "Clara" em Neve + Suspiros Suspirantes

Minha Experiência e Meus Testes com a Aqua Faba


Pra quem ainda não conhece, a aqua faba é aquela água do cozimento do grão de bico (aquela que geralmente jogamos fora). Sim, refiro-me àquela água turva. Esse é o líquido que se transforma em clara em neve. Pode parecer loucura, mas quando a mágica acontece, essa água fica branquinha e igualzinha a clara em neve feita com ovos, como você pode ver na foto ao lado.
Fuçando coisas veganas, caí em um grupo gringo no facebook ( Vegan Meringue - Hits and Misses) e fiquei louca para ir para a cozinha fazer testes. Mas só agora consegui um tempinho pra brincar de cozinhar. Nesse meio tempo também surgiu um grupo nacional (Aqua Faba - Merengue Vegano Brasil), feito para compartilhar experiências e sanar dúvidas.

Só para citar, o autor dessa magia alimentar é o Joël Roessel, quem tiver interesse em saber mais sobre ele e sua descoberta é só pesquisar no Google.

Enfim, vamos ao que interessa.

Quando for cozinhar o grão de bico, coloque pouca água. No meu teste, o nível da água foi de apenas um dedo acima do grão de bico.

Para bater a aqua faba em neve é necessário usar uma batedeira. Eu usei o processador de alimentos com aquele acessório que se parece com uma saia de babadinhos. Deu super certo.

A aqua faba tem que ser de alta viscosidade. Portanto é necessário deixá-la na geladeira por um ou dois dias para ela engrossar (precisa estar bem grossinha mesmo, quase da consistência de uma gelatina), ou fervê-la para reduzi-la e deixar esfriar. Também é bom coar, pra não ficar com pedacinhos de grão de bico. Eu coei antes de levar à geladeira. Achei melhor quando deixei por dois dias na geladeira, ao invés de um.

Não botei muita fé no poder dela e coloquei no processador uma xícara de aqua faba (parece bem pouco quando você despeja no processador). Mas logo no primeiro minuto ela já fica branca e sobe muito. Se eu tivesse colocado mais de uma xícara teria transbordado.

Bati a aqua faba por 25 minutos no processador. Ficou igualzinho clara em neve, a mesma aparência e textura. Bati nos primeiros 5 minutos na velocidade um e os outros 20 minutos na velocidade dois. Caso você não queira fazer suspiros você pode pegar essa clara em neve e usar em outras receitas, como bolos e suflês, por exemplo.

Suspiros Suspirantes



A receita dos suspiros eu criei na hora, seguindo meus instintos culinários, que não são grande coisa. Ainda testarei outras receitas tentando aprimorá-lo. Os suspiros tendem a perder um pouco sua forma quando assam, mas o gosto é maravilhoso e a textura também. Super vale a pena tentar.


Ingredientes:

1 xícara de aqua faba coada
14 colheres de sopa de açúcar refinado ou de confeiteiro (usei o refinado)
3 colheres de sopa de suco de limão (+- meio limão)
3 colheres de sopa de amido de milho

Modo de Preparo:

Bata a aqua faba no processador com o acessório que se parece com uma saia de babados por 25 minutos.
Acrescente uma colher de açúcar de cada vez, batendo a aqua faba no processador entre uma colherada e outra.
Em uma vasilha misture o suco de limão com o amido de milho. Com o processador ligado, acrescente essa mistura aos poucos e bata até misturar bem. (Essa mistura pode ser usada como recheio, cobertura para bolos ou para uma torta de limão, mas tende a derreter se ficar fora da geladeira. Só tire da geladeira na hora de servir)
Forre uma assadeira com papel manteiga sem untar. Coloque a mistura em um saquinho e corte a ponta ou use um saco de confeiteiro para fazer os suspiros. Se não tiver um saquinho nem o saco de confeiteiro você pode usar uma colher, mas os suspiros provavelmente ficarão disformes.
A temperatura tem que ser muito baixa, em torno de 100°C. Assei com o forno no mínimo, com a porta entreaberta. Usei uma colher de pau para impedir que a porta do fogão se fechasse por completo. Os meus assaram por 1 hora e 40 minutos (o tempo vai variar de acordo com o tamanho e a altura dos seus suspiros). Nos últimos 7 minutos eu tirei a colher de pau e deixei a porta do fogão fechada.
Espere esfriar, retire com cuidado do papel manteiga e guarde em um pote hermeticamente fechado.
Coloque um suspiro na boca, feche os olhos e seja transportado para a sua infância.

Obs: Não deixe os suspiros fora de um pote fechado, eles começam a melar.

Obs 2: Se quiser um gosto de limão mais acentuado, coloque raspas de limão depois de desligar o processador e misture manualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário